Amuletos :: Talismãs :: Ornamentos


A associação entre joia e religião, compartilhada por todos os povos do mundo, tem suas raízes no conceito primigênio da relação do homem com a natureza. Tinha que se procurar amuletos mágico-protetores que atuassem contra os poderes ocultos, gênios invisíveis habitantes do mundo subterrâneo; tinha que se proteger contra o mau olhado, a doença, o azar, a seca ou as pragas… e, ao mesmo tempo, que fossem capazes de propiciar a fertilidade das pessoas e a fecundidade da terra, preservar a saúde, atrair a boa fortuna ou a felicidade, ou propiciar a caça. Em síntese, era necessário garantir a sobrevivência da comunidade.*

Pulseira Abacaxi, cianita azul, árvore da vida, lapizlázuli, quartzo branco, figa e coral

Formalmente os talismãs são símbolos semióticos do poder sobrenatural. As virtudes benéficas das joias-talismã poderiam extrair seu poder da matéria da qual estão feitas, sua cor, sua condição no corpo, ou o tilintar que fizessem ao se movimentar, uma cifra mágica associada a essas qualidades, sua forma, ou do nome que tivesse, revelador do seu sentido simbólico.*

Figa

A figa tem origem etrusco, utilizado ao longo do mediterráneo como símbolo associado à fertilidade e ao erotismo. Este balangandã surge do sinal feito com os dedos da mão, supostamente afasta doenças, perigos e coisas ruins em geral. No Brasil e em Portugal, esse sinal simboliza os desejos de boa sorte. Nestes países é usado também como amuleto contra olho gordo.

Árvore da vida

Este balangandã brota de um sistema cabalístico hierárquico em forma de árvore, que é dividida em dez partes, ou dez frutos. Esses frutos têm sentido ambíguo, podendo eles ser interpretados tanto como estado do todo, do universo, como podem ser lidos como estados de consciência. Podem ser lidos tanto no micro cosmo, do ponto de vista do homem, como no macro cosmo ou seja, do ponto de vista do universo em geral. No macro cosmo, a Árvore deve ser lida de cima para baixo, e no microcosmo, deve ser lida de baixo para cima. (fonte Wikipedia)

Mão de Fátima :: Design de joias :: Pulseira Abacaxi

Mão protetora, seu rasto se perde na pré-história, após foi assumida pelo Islã como símbolo próprio. É um poderoso amuleto da boa sorte, seu nome khamsa (cinco em árabe) se deve à associação dos dedos das mãos com o numero cinco, cifra que assinala os princípios fundamentais do Islã.*

Coral

Acreditasse que o coral, devido ao sua cor vermelha -considerado propiciatório- e a sua origem orgânica, tem o poder de repelir os efeitos malignos do mau olhado e é valorizado pelos seus efeitos curativos, exercendo uma ação protetora sobre quem o leva. Seu uso se estende desde África, até Mongolia, passando pelo Japão até a Australia. O coral é associado ao planeta Marte -na cosmologia hindu.*

Quartzo branco

Este mineral é um dos mais abundantes na terra. O quartzo branco é popularmente conhecido por ajudar a aumentar a concentração, além de ser considerado um dos cristais com maior valor espiritual.

Lapizlázuli

Pedra azul profundo, se encontra em depósitos do Chile, dos Estados Unidos e de Afeganistão. O lapislázuli abre o terceiro olho e balanceia o chakra da garganta. Harmoniza os níveis físico, emocional, mental e espiritual. É um poderoso amplificador do pensamento, aporta claridade e objetividade. Motiva a criatividade.

Cianita azul

Veio de pedra, filamento d’água. Um dos principais efeitos desta pedra é a proteção, ela nos dá uma maior margem de intuição para que sejamos capazes de nos proteger das maldades do dia a dia. 

(https://pedrasmensageiras.com/cianita-azul/)


* texto adaptado e traduzido de “Del talismán a la devoción” do livro El Llenguatge de la joia. Ornaments etnics de la col.lecció Montse Ester.