Oval :: Ovo cósmico :: Yoni

Joias de prata da Linha Oval


Anéis de prata da Linha Oval

As joias de prata da Linha Oval estão inspiradas em diversos símbolos, como o ovo cósmico, o oval da carta XXI “O mundo” do Tarô de Marselha, o símbolo Yoni da mitología Oriental e o olho grego. A continuação um pequeno resumo de cada um deles.

O Oval – carta XXI

Esta carta do tarô representa o Mundo, a realização total. A alma do mundo tem forma oval, é a Alma Mater, alma feminina, o grande sexo que engendra, e tem a força masculina e a feminina equilibradas em suas mãos. Dentro do oval está a alma andrógina, que une atividade e receptividade. Une todos seus sentidos e suas faculdades materiais e sexuais com as faculdades mentais e emocionais, é um halo que vai se estendendo: na águia o intelecto, no anjo o emocional, no leão o sexual e no animal cor rosa as experiências do corpo.

É o todo.

Texto transcrito das leituras do tarô que o Alejandro Jodorowski faz no seu canal do youtube Jodorowsky Films.

Carta XXI do Tarô de Marselha. Edição de P. Camoin e A. Jodorowski

Ovo cósmico

Na visão cósmica de Hildegard von Bingen (1098-1179) o surgimento do mundo é descrito desta forma: “depois vi uma imagem gigantesca, esférica e vaga. À semelhança de um ovo, erguia-se apontando para cima (…) A camada exterior envolvente era de fogo brilhante. Por baixo, havia uma membrana mais escura. No fogo luminoso, estava suspensa uma bola de fogo rubra e cintilante (o Sol).

Texto extraído do livro Alquimia & Misticismo, O museu hermético.

Hildegard von Bingen, Scivias. S.XII
Anel de prata Yoni da Linha Oval

Yoni

Portal que nos conecta com o prazer, com a vida e com a criação. Através de Yoni, toda vida é gerada. Suas águas são como rios, cheios de vida, de fertilidade e mistério.

Yoni é uma palavra do sânscrito (योिन) que significa “passagem divina”, “lugar de nascimento”, “fonte de vida”, “templo sagrado” e ainda o órgão sexual feminino.

Yoni Mudra

Fonte: wikipedia.


O Génesis

Segundo a concepção tântrica, um ponto de energia invisível (bindu) gera a matéria primordial (prakriti), constituída por três qualidades (gunas): sattva (essência, silêncio), rajas (energia, paixão) e tamas (substância, inércia).

No início da criação, as três encontravam-se em equilíbrio; foi a sua desarmonia que deu origem à diversidade do universo.

Do livro Alquimia & Misticismo, O museu hermético.

Pintura, Rajastan. S. XVIII
Anel de prata Ponto
Anéis de prata Ponto e Olho da Linha Oval

O Olho Grego

O olho grego ou olho turco é um amuleto destinado a proteger contra o mau-olhado, mas também para afastar as energias negativas e trazer felicidade, sorte e fortuna. O seu primeiro registro é dos Mesopotâmicos há aproximadamente 5000 anos, o olho tem sido usado em muitas culturas e religiões como um símbolo de boa sorte e proteção.

Este olho também aparece em Hamsá ou chamsá, símbolo da fé judaica e islâmica, é um objeto com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos. Existem evidências arqueológicas do uso da hamsá como um escudo contra o mau-olhado já antes do judaísmo e do islamismo. Há indícios de que a hamsá seria um símbolo fenício, associado a Tanit, deusa-chefe de Cartago, cuja mão ou vulva afastava o mal.

Anéis de prata Yoni, Olho e Ponto da Linha Oval

Em outro post conto o processo criativo da pulseira Abacaxi, baseada na mão de Fátima ou Hamsá (link).